domingo, 6 de setembro de 2009
sábado, 25 de outubro de 2008
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Mídia e Tecnologias
Mídias e Tecnologias
O século XX foi marcado por grandes avanços,inúmeras descobertas e inovações que mudaram o ritmo de vida de grande parte da população mundial.Eram os Tempos Modernos e suas significativas transformações e contribuições para a humanidade.
A sociedade de modo geral foi contaminada pela revolução tecnológica que criou uma rede de informação e comunicação apresentando elementos como:tv, dvd,cd e etc, que além de entretenimento promovem e incentivam modificações na educação.
Não há como desconhecer ou rejeitar as mídias, a agilidade em que a informática impregnou a pesquisa e a troca de conhecimentos entra as pessoas que estão cada vez mais próximas através da internet. A escola que era conservadora, de forma lenta foi acompanhando os avanços e trazendo para a sala de aula objetos da multimídia e assim facilitando e quebrando a rotina do ensino/aprendizagem.
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há uma informação disponível na sala de aula. com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, portanto deve entender que a sua utilização na escola não significa uma ameaça ao professor e sim um enriquecimento no processo educacional, não sua substituição, pois só o professor pode dar tratamento individualizado e diferenciado ao aluno.
Em meio a tantas inovações deve lembrar que ao lidar com recursos tecnológicos o aluno estará também exercitando a leitura de textos, interpretando as informações disponíveis na internet. Cabe ao professor considerar a importância que tem o computador como tecnologia mediadora e não milagrosa.
Sabe-se que os produtos multimídia tem um apelo sobre os sentidos e que a técnica apresenta possibilidades quase limitada. è preciso que agora os educadores se adequem a essa tecnologia para que os produtos multimídias educacionais sejam uma importante ferramenta de suporte ao ensino, já que esse novo meio exige um posicionamento diferente por parte dos educadores.
Diante das ofertas da época contemporânea é interessante valorizar o homem como ser protagonista das descobertas que são frutos de pesquisas, pois quem pesquisa é capaz de produzir instrumentos e procedimento de comunicação que tem colaborado par tornar o ensino/aprendizagem colaborador e transformador.
O século XX foi marcado por grandes avanços,inúmeras descobertas e inovações que mudaram o ritmo de vida de grande parte da população mundial.Eram os Tempos Modernos e suas significativas transformações e contribuições para a humanidade.
A sociedade de modo geral foi contaminada pela revolução tecnológica que criou uma rede de informação e comunicação apresentando elementos como:tv, dvd,cd e etc, que além de entretenimento promovem e incentivam modificações na educação.
Não há como desconhecer ou rejeitar as mídias, a agilidade em que a informática impregnou a pesquisa e a troca de conhecimentos entra as pessoas que estão cada vez mais próximas através da internet. A escola que era conservadora, de forma lenta foi acompanhando os avanços e trazendo para a sala de aula objetos da multimídia e assim facilitando e quebrando a rotina do ensino/aprendizagem.
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há uma informação disponível na sala de aula. com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, portanto deve entender que a sua utilização na escola não significa uma ameaça ao professor e sim um enriquecimento no processo educacional, não sua substituição, pois só o professor pode dar tratamento individualizado e diferenciado ao aluno.
Em meio a tantas inovações deve lembrar que ao lidar com recursos tecnológicos o aluno estará também exercitando a leitura de textos, interpretando as informações disponíveis na internet. Cabe ao professor considerar a importância que tem o computador como tecnologia mediadora e não milagrosa.
Sabe-se que os produtos multimídia tem um apelo sobre os sentidos e que a técnica apresenta possibilidades quase limitada. è preciso que agora os educadores se adequem a essa tecnologia para que os produtos multimídias educacionais sejam uma importante ferramenta de suporte ao ensino, já que esse novo meio exige um posicionamento diferente por parte dos educadores.
Diante das ofertas da época contemporânea é interessante valorizar o homem como ser protagonista das descobertas que são frutos de pesquisas, pois quem pesquisa é capaz de produzir instrumentos e procedimento de comunicação que tem colaborado par tornar o ensino/aprendizagem colaborador e transformador.
Assinar:
Postagens (Atom)
